O antigo reino de Israel formado por 12 tribos foi dividido, em 933 AC, em reino sul de Judá e reino norte de Israel. Dez tribos pertenciam ao reino do norte e as duas restantes, ao reino do sul. Os descendentes do reino do sul são chamados Judeus. O povo do reino do norte foi exilado para Assíria em 722 AC e não retornou a Israel. É chamado: "as Dez Tribos Perdidas de Israel" e, provavelmente, se espalhou pelos quatro cantos da terra. Encontramos os descendentes dos Israelitas não apenas no mundo ocidental, mas no mundo oriental, especialmente ao longo da Rota (ou Rotas) de Seda.
Os seguintes povos são considerados pelos eruditos Judeus como sendo descendentes das Dez Tribos Perdidas de Israel:
Yusufzai - Vivem em Afganistão. Yusufzai significa filhos de José. Possuem os costumes dos antigos Israelitas.
Patãs - Vivem em Afganistão e Paquistão. Possuem o costume da circuncisão no oitavo dia, franjas no manto, Sábado, Kashrut, Tefilin, etc.
Caxemires - Os habitantes de Caxemira possuem os mesmos nomes de lugares do antigo reino norte de Israel. Celebram a festa da Páscoa e possuem a lenda de terem vindo de Israel.
Knanites - Na Índia há um povo chamado Knanites, que significa povo de Canã. Esse povo fala Aramaico e usa a Bíblia aramaica.
Tribo Menashe - Em Myanmar (Burma) e Índia vivem a tribo Menashe. Menashe é Manassés, considerada descendente da tribo de Manassés, uma das Dez Tribos Perdidas de Israel. Possui costumes do antigo Israel.
Tribo Chiang-Min - Vive na China e possui costumes do antigo Israel. Acredita num Deus único e possui tradição oral de que veio do longínquo Ocidente. Diz-se que seu ancestral teve doze filhos. Possui o costume da Páscoa, purificação, casamento levirato, etc., como os Israelitas antigos.
Kaifeng, China - É conhecido que houve ali uma grande comunidade Judaica desde antes de Cristo.
Japão - Discutirei o assunto neste website.